Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Dia Mundial de Falar Como Pirata é comemorado neste domingo (19)

 Data foi criada pelos americanos John Baur e Mark Summers em 1995

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2B1F/6F91/012B/20BE/570B/3C30/pirates.jpg

Neste domingo (19), é comemorado o Dia Mundial de Falar Como Pirata. A brincadeira foi criada pelos norte-americanos John Baur e Mark Summers, cujos nomes de piratas são Ol' Chumbucket e Cap'n Slappy, respectivamente.

Eles proclamaram que todos os devotos têm que falar como um pirata neste dia, por exemplo, em vez de cumprimentar os amigos com um "Olá!", cumprimente-os com um "Olá, companheiros!".

O movimento de se vestir e agir como piratas tem como uma das maiores influências o livro A Ilha do Tesouro (1883), de Robert Louis Stevenson, e o filme Barba Negra - O Pirata (1952), sobre o lendários pirata, considerado o patrono do dia.

O surgimento da data se deu durante um jogo de squash entre Summers e Baur, em que um deles reagiu à dor de uma lesão com um grito de "Aaarrr!". A partida aconteceu no dia 6 de junho de 1995, porém, em respeito às comemorações do Dia D, Summers escolheu o aniversário de sua ex-mulher por ser mais fácil de lembrar.

O feriado ganhou exposição em 2002, quando os dois amigos enviaram uma carta sobre o assunto para o escritor Dave Barry, que possuía uma coluna de humor no jornal The Miami Herald. Barry gostou da invenção e promoveu o dia, que é comemorado internacionalmente.

Atualmente, Baur e Summers vendem livros e camisetas em um site dedicado ao tema. Os dois também apareceram, no dia 18 de setembro de 2006, em um episódio do programa Troca de Esposas, da ABC, em que interpretaram uma família de piratas.

Cinco dicas para falar como um pirata:

- Traga-me uma caneca de rum, marujo;
- Homens mortos não mordem;
- Esfreguem o convés, cães sarnentos;
- Amarrem-o ao mastro principal!; e,
- Meu papagaio iça as velas mais rápido que vocês, seus abutres.

0 comentários:

Postar um comentário